Você sabe o que é um meliponário?

Projeto aproxima alunos de escolas públicas da natureza e promove recuperação dos ecossistemas locais

 

Fotos: Pedro Ivo Prates

 

Os meliponários são os abrigos das abelhas Jataí, uma espécie nativa do Brasil, conhecida por não possuir ferrão. As abelhas em geral são responsáveis pela polinização da flora, um trabalho essencial para a manutenção de todo o nosso ecossistema.

 

 

Na última segunda, dia 20, o Projeto Escola Alpha Lumen recebeu o professor Reginaldo Silva, da iniciativa Abelhas Nativas nas Escolas. Além do Alpha, 15 escolas públicas contam com meliponários, 13 em São José dos Campos e duas em Jacareí. Todas as escolas são cadastradas na secretaria de meio ambiente do estado SIMA/GEFAU e cada escola tem um nome do meliponário que consta no documento.

 

 

Em suas parcerias com as escolas, Reginaldo também realiza oficinas sobre alguns temas, como a importância desses seres para a natureza, realizar a manutenção dos abrigos e o uso do mel na culinária. Além da importância para a educação local, o projeto do professor ajuda o Brasil a se aproximar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ao conscientizar desde o ensino básico, a população sobre a importância das abelhas para o nosso ambiente e trabalhar ativamente na construção de alternativas de recuperação da população e, consequentemente, toda a flora local.

 

 

As escolas públicas que desejam fazer parte do projeto Abelhas Nativas nas Escolas, podem entrar em contato com a nossa equipe pelo email comunicacao@alphalumen.org.br ou pelo telefone +55 12 98142-2717.

 

Meliponário Alpha