Alpha Lumen ganha prêmio internacional de Física para ensino médio

Além da entidade brasileira, uma dos Estados Unidos e duas da Ásia disputaram o prêmio. Foto: Divulgação.

 

O Instituto Alpha Lumen ganhou nesta segunda-feira, 6 de dezembro mais um prêmio internacional de relevada importância na área de Ciências Exatas. Apenas quatro instituições de ensino de todo mundo disputaram o Prêmio de Ensino Médio de Física, em sua terceira edição internacional. A vencedora foi o Alpha Lumen, de São José dos Campos. A decisão dos juízes deu 49,8 para a ONG brasileira, seguida de duas entidades asiáticas e uma dos Estados Unidos.

 

Foram mais de 1,8 mil inscritos neste concurso e a final foi disputada entre duas escolas da América e duas da Ásia. Além da escola brasileira, também concorreram ao prêmio entidades de ensino dos EUA, Hong Kong e Cingapura.

 

O trabalho brasileiro inscrito “O Mecanismo de Geração de Massa de Partículas Elementares” foi desenvolvido pelo grupo do Alpha Lumen formado pelos estudantes do 2º ano do ensino médio, Ana Carolina Theodosio de Carvalho Ayres de Camargo, João Felipe Magalhães Diniz e Maria Eduarda Colferai Soufia que formaram um trio com o nome de ARCHÉ THE PHYSICS TEAM, sob a supervisão dos professores Victor Silva Tona de Abranches e Maxsuel de Oliveira Ribeiro.

 

Os Finalistas com a pontuação que definiu a vitória do Arché The Phsics Team do IAL. Foto: Divulgação.

 

O anúncio foi transmitido ao vivo diretamente da China e foi apresentado com a participação do trio de estudantes, professores tutores, além de alunos do 2º e 3º médio com professores de diversas áreas que prestigiaram o evento.

 

Para o Professor Max e Vitor tutores dos alunos o momento é especial “vem coroar um trabalho de meses de pesquisas e orientações para que pudéssemos ter um excelente artigo submetido” comentaram.

 

Agora os estudantes medalhistas de ouro podem concorrer a uma bolsa científica de um ano para aplicar em seus estudos.

 

O professor Emmanuel de Literatura também prestigiou o anúncio e salientou a importância do feito, principalmente de ter nascido de um projeto do TCC aplicado exclusivamente aos estudantes do 2º ano do ensino médio. “Vale destacar que o trabalho vencedor do trio de estudantes  é um dos frutos de nosso projeto de TCC. A premiação internacional  é apenas a sacramentação disso. Então parabéns a todos os que contribuíram com o projeto e muito obrigado ao Alpha por me permitir supervisioná-lo!”

.


O Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen vem se destacando em olimpíadas nacionais e internacionais obtendo resultados expressivos tornando-se em porcentagem a maior do Brasil em conquistas de medalhas e agora também começa a ser protagonista em concursos internacionais chancelados pela ASPnet Global da eModelNations, concursos vinculados e chancelados pela UNESCO.

 

Links do Projeto:

Application Part I

Book Part 2

Article Part 3

 

 

Leia mais sobre em Alpha Lumen está na final de prêmio internacional de Física para ensino médio.