OIMC

PÁGINA 02

COMO FAÇO PARA INSCREVER UM OU MAIS TIMES?

Para inscrever-se nesse grande evento, Brasil – China, é preciso ter as informações descritas na tabela a seguir que serão necessários no preenchimento do formulário de participação na OIMC. Tendo esses dados, clique no botão abaixo para realizar a sua inscrição.

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO

PROFESSOR

Nome
CPF
E-mail
Telefone ou
WhatsApp

ESCOLA

Nome
Endereço
E-mail de Contato
Telefone Fixo
WhatsApp

TIME

Nome do Time
Nome do Capitão do Time
Nome de cada um dos demais integrantes do time (equipes de matemática e de pesquisa)
Ano/Série que cada estudante participante do time está cursando (2020)
Telefone/WhatsApp de todos os estudantes participantes do time

INSCRIÇÕES

FASE 01

ON-LINE

18 / 09

REGULAMENTO

Faça aqui o download do regulamento:

OUTRAS DÚVIDAS

ENVIE UM EMAIL PARA

A seguir temos um resumo com os principais elementos para entender a estrutura da primeira fase on-line da OIMC, no Brasil.  Todas essas informações, com maior detalhamento, podem ser encontradas no Regulamento. Você encontrará esse Regulamento para download nessa página.

QUAL A DINÂMICA DA PROVA NA PRIMEIRA FASE?

DETALHAMENTO

Etapa multidisciplinar, dividida em dois momentos:

  • pesquisa de conhecimentos gerais para a obtenção de dados que serão utilizados na resolução das questões de matemática.
  • resolução dos desafios matemáticos.

EQUIPES

Nesta fase cada time (4 a 12 estudantes) será dividido em duas equipes:

  • equipe de pesquisa (optativa, que pode ter de 0 a 6 estudantes)
  • equipe de matemática (obrigatória, que pode ter de 4 a 6 estudantes)

Nº DE RODADAS

Esta fase será dividida em 6 rounds, cada round  abordará um tema em especial entre as diferentes disciplinas:  Geografia, História, Ciências, Atualidades e Tecnologia, Cultura Nerd e Artes (dentro das normas da BNCC).

PONTUAÇÃO

  • Equipe de pesquisa: pontuação por resolução corretas das questões de pesquisa (P)
  • Equipe de matemática: pontuação por resolução corretas das questões de matemática (M)
  • Pontuação Extra: pontuação bônus, calculada em função do tempo de resolução da 1ª fase, relógio regressivo (E)
  • Pontuação Final do time:
    P + M

COMO SÃO AS QUESTÕES PROPOSTAS NA 1ª FASE?

Na primeira fase os times são divididos em duas equipes, uma de pesquisa e outra de matemática. A equipe de pesquisa fica responsável por encontrar as informações que levam a descobrir os números necessários para que a equipe de matemática possa realizar os cálculos  dos desafios propostos na primeira fase e determinar as suas soluções. A seguir, colocamos  quatro questões modelo (uma para cada grupo) como exemplo.

EXEMPLO GRUPO 1

DESAFIO

Questão 1.

Qual é o número de pernas que o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, possui?

Com as antenas (cerdas), os machos detectam a vibração das asas das fêmeas. Para as fêmeas, as cerdas possuem função tátil: ajudam o animal a sentir a pele humana. Então quantas antenas (cerdas) o mosquito Aedes Aegypti tem?

Considere um retângulo em que o comprimento é o primeiro número que você obteve (A) e a largura é o segundo (B). Qual é o perímetro desse retângulo?

EXEMPLO GRUPO 2

DESAFIO

Questão 1.

As Pirâmides de Gizé são estruturas monumentais construídas em pedra e recebem os nomes dos faraós, pai, filho e neto, cujos corpos estão sepultados em seu interior. A primeira dessas pirâmides a ser erguida foi a de Queóps. A segunda maior pirâmide na península de Gizé, tem 144 metros de altura. O faraó que a construiu, em respeito ao pai, fez sua pirâmide 10 metros mais baixa.

Fonte: encurtador.com.br/tuxzJ

Qual o número de letras do nome da segunda maior pirâmide do Egito?

Utilizando as informações do texto acima, descubra qual é a altura em metros da maior pirâmide (Queóps) da região de Gizé, no Egito.

Dividindo o segundo número (B) que você encontrou pelo primeiro (A), você encontrará um resultado. Qual é o próximo número primo na sequência?

EXEMPLO GRUPO 3

DESAFIO

Questão 1.

No Brasil essa bacia abrange 3,8 milhões de quilômetros quadrados e tem o rio com a maior vazão em volume de águas do mundo. Esse rio nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e ao entrar no Brasil é intitulado de Solimões. Quando chega a Manaus, após unir-se às águas do Rio Negro muda novamente de nome. Abaixo vemos um trecho do filme que fala sobre esse rio.

Fonte: https://youtu.be/FqtPpyy9vS4

A Bacia comentada no texto acima abrange quantos estados brasileiros?

O expoente da ordem de grandeza da vazão das águas (m³/s) desse rio.

O retângulo ABCD está dividido em cinco retângulos iguais. Se o perímetro de ABCD é igual soma entre o número obtido em (A) e o número obtido em (B), determine a sua área.

EXEMPLO GRUPO 4

DESAFIO

Questão 1.

Foi no início da década de 60 que essa importante banda de rock inglesa ganhou espaço no cenário mundial. Entre outros grandes recordes, detêm o do concerto gratuito com maior público realizado por uma única banda.

[player id=5238]

Fonte: https://youtu.be/nrIPxlFzDi0

O ano de formação dessa banda, com 4 dígitos é?

O número de caracteres do nome do álbum de estréia desta banda (contados os espaços)?

Os dois números que você recebeu, (A) e (B), são as duas raízes de um polinômio de 2º grau cujo coeficiente dominante é 10, qual o termo independente deste polinômio?

Desafio OIMC

ONDE ACESSO INFORMAÇÕES SOBRE A PREPARAÇÃO PARA CADA ETAPA?

As três fases da OIMC, terão atividades virtuais de preparação, com videoaulas, webinars, materiais de apoio, um plantão de “tira dúvidas”. Além disso, haverá uma conexão direta para os professores e escola.

INFORMAÇÕES E DINÂMICAS PARA A SEGUNDA FASE?

Na segunda fase apenas a equipe de matemática deverá participar, uma vez que as questões serão no formato da fase Internacional. Porém, nesse ano de 2020,  devido ao COVID-19, essa etapa também será on-line. Veja mais informações sobre a segunda fase clicando abaixo.

Quais times estarão classificados para a 2ª fase?

  • 20% dos times com maior Pontuação de matemática

  • 20% dos times com maior Pontuação Final