OBT 2021

PÁGINA 02

COMO FAÇO PARA INSCREVER UM OU MAIS TIMES?

Para inscrever-se nesse grande evento, de Educação para Tecnologia, é preciso ter as informações descritas na tabela a seguir que serão necessários no preenchimento do formulário de participação na OBT. Tendo esses dados, clique no botão abaixo para realizar a sua inscrição.

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO

Regulamento

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO REGULAMENTO

Ícone PDF

ENTREGA DA PREMIAÇÃO (INFORMAÇÕES DE QUEM FOR RECEBER A PREMIAÇÃO EM NOME DA EQUIPE)

Abaixo temos um resumo com os principais elementos para entender a estrutura da primeira fase on-line da OBT. Todas essas informações, com maior detalhamento, podem ser encontradas no Regulamento, disponível para download nessa página.

QUAL A DINÂMICA NA 1ª FASE DA OBT?

DETALHAMENTO

A 1ª Fase da OBT é dividida em duas tarefas, uma para cada equipe:

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

A equipe social poderá escolher até 4 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela ONU, como opções para problemas presentes na comunidade, região ou no país, e que será estudado e apresentado, na 1ª Fase.

Acessar as ODS:

brasil.un.org/pt-br/sdgs

odsbrasil.gov.br

Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) também irão compor a temática de várias das questões propostas na 1ª fase da OBT.

Baixe o arquivo para conectar o problema escolhido pelo seu Time com os ODS

odsbt
Na 1ª Fase os Times são divididos em duas equipes, uma social e outra matemática/técnica. A equipe social fica responsável por escolher, estudar e apresentar um problema em sua comunidade ou na sua região ou ainda, problemas nacionais que estejam relacionados aos ODS (descritos acima) e que possam ser resolvidos ou amenizados por aplicativos.

PLANO DE

ESTUDO DO

PROBLEMA

Submissão

16/09 a 06 /10

Aqui vai uma pergunta:

Como você faria para comer um elefante?

A resposta é simples: uma mordida de cada vez.

A solução de problemas também funciona assim, em vez de lidar com a questão inteira, o ideal é dividi-la no máximo de pedaços que você puder e, então, analisar cada um separadamente. Assim, depois que o Time escolher um problema a equipe social fica responsável por estudá-lo.

O formulário do Plano de Estudo do Problema dará um roteiro para ajudar nesse processo.

Como descobrir e estudar as causas de um problema?

A chave para uma boa definição do problema é garantir que você está lidando com o problema real – e não seus efeitos. Existem diferentes métodos e ferramentas que podem ser usados para auxiliar na análise de problemas como os “5 Porquês”, “Diagrama Espinha de Peixe”, “5W2H” entre outros. No Plano de Estudo do Problema você terá um roteiro bem legal que utilizará essas ferramentas para ajudar sua equipe a explorar o problema escolhido.

Metodo-Ishikawa-1
5w2h

COMO SERÁ A PROVA DE MATEMÁTICA APLICADA NA 1ª FASE DA OBT?

Saiba também como e quantas serão as questões da prova de matemática da 1ª Fase. Veja os exemplos de cada tipo de questão que será proposta e as dicas e recursos para seu Time se preparar para brilhar!

SABER MAIS