Olimpíada Brasil China

PÁGINA 01

Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento

O Instituto Alpha Lumen, em parceria com a organização da maior olimpíada de matemática internacional da China – Hope Cup International, promove a 1ª edição da Olimpíada OIMC. Mais de 30 milhões de estudantes já participaram ao redor do mundo da Hope Cup International.

 

A parceria tem o intuito de abrir a possibilidade para estudantes brasileiros de competirem nessa olimpíada internacional que possui 30 anos de tradição e envolve países de grande desempenho olímpico, além de novas descobertas, novas ideias, técnicas e conhecimentos, uma vez que a organização promoverá aulas on-line de preparação para os competidores e classificará para a etapa internacional em Pequim, na China.

 

A olimpíada é totalmente gratuita para estudantes de toda rede pública. A melhor equipe da escola pública receberá do Instituto Alpha Lumen, suporte com as passagens da viagem e da organização internacional com a estadia e alimentação na China.

FORMATO INOVADOR

Em sua primeira fase abrangerá várias áreas do conhecimento e demandará intensa colaboração dos estudantes dentro de cada time participante.

Esses times serão divididas, no momento da inscrição, em duas equipes, um de pesquisa e outro de matemática. A dinâmica acontece da seguinte forma:

  1. A olimpíada acontecerá em seis rodadas, cada qual versando sobre um tema de: história, geografia, atualidades e tecnologia, artes, cultura nerd, e ciências. Os temas de história, geografia e ciências serão abordados conforme a BNCC;
  2. Cada rodada terá 4 ou 5 questões. Para cada questão, a equipe de pesquisa buscará as informações incógnitas faltantes. Essas informações são ligadas a temática da rodada;
  3. A equipe de matemática recebe as informações da equipe de pesquisa e resolve os desafios de matemática (os equipes podem, e devem, se ajudar).

PRIMEIRA FASE

(Seletiva)

A primeira fase é on-line e requer, além da matemática, disciplinas de conhecimentos  gerais em: história, geografia, ciências, atualidades, tecnologia e artes, que entram como os dados necessários para as resoluções dos problemas matemáticos propostos da prova. Essas informações poderão ser pesquisadas na internet no momento da aplicação da primeira fase.

SEGUNDA FASE

(Seletiva)

Nesta fase, apenas a equipe de matemática deverá participar, uma vez que as questões não envolverão pesquisas em outras áreas e a prova já acontecerá no formato da fase internacional.

 

Neste ano de 2020, por conta do COVID-19, a etapa também será on-line.

TERCEIRA FASE

(Final na China)

Essa é a fase internacional que acontece na China e da qual participam as melhores equipes de matemática das categorias: Escola Pública e Escola Particular.

 

Nessa primeira edição da OIMC a etapa internacional acontecerá em 2021 em consideração à pandemia.

INFORMAÇÕES GERAIS QUE VOCÊ PRECISA SABER!

FASE INTERNACIONAL

As melhores equipes poderão participar da Hope Cup International na China!

Na fase internacional, a prova será feita em equipe com premiação por equipe e dos destaques individuais. A competição envolve milhares de alunos de dezenas de países.

 

Nesta fase, os vencedores terão a chance de visitar um país de cultura milenar: China. A terceira fase é uma competição que reúne participantes de muitas regiões da China e de outros países em uma troca de experiências muito rica!

SOBRE AS PREMIAÇÕES

COMO FAÇO PARA INSCREVER UM OU MAIS TIMES?

Crie e nomeie seu time (mínimo de 4 e máximo de 12) e defina quem será o capitão. Escolha o professor responsável e veja no formulário quais as informações necessárias.

QUAL A DINÂMICA DAS PROVAS EM CADA UMA DAS FASES?

Entre aqui e conheça mais a fundo como serão as dinâmicas, conteúdos  e tipos de questões das provas em cada uma das três etapas da OIMC.

ONDE ACESSO INFORMAÇÕES SOBRE A PREPARAÇÃO PARA CADA ETAPA?

As três fases da OIMC, terão atividades virtuais de preparação, com videoaulas, webinars, materiais de apoio, um plantão de “tira dúvidas”. Além disso, haverá uma conexão direta para os professores e escola.

Desafio OIMC